INFORMATIVOS

O que é backup: entenda o que é e como fazer!  Imprimir este Artigo

Se você tem um site, blog pessoal ou blog profissional, seus dados são importantes para você e seus visitantes. Mas não há a garantia de que tais informações estarão disponíveis o tempo todo, pois muitos fatores podem causar perdas. Portanto, é importante saber o que é backup e como executá-lo.

Fazer o backup do site é muito importante, pois os proprietários não devem correr o risco de perder seus negócios. Começar um projeto a partir do zero não é uma tarefa fácil por isso, mantenha a segurança dos dados disponível. Confira, a seguir, por que o backup do site é essencial!

O que é backup e como ele funciona num site?
Em essência, um site é composto por uma coleção de arquivos e bancos de dados que armazenam imagens, conteúdos e arquivos principais. Ao fazer seu backup, você cria um arquivo instantâneo e um banco de dados que pode ser restaurado se algo acontecer à cópia de trabalho.

Tal prática ajuda a garantir que, independentemente da estratégia de segurança atual, a pessoa tenha dados seguros e limpos para manter seu negócio em execução no caso de perda, ataque de hackers ou, até mesmo, desastre natural.

Os backups regulares são uma apólice de seguro para um projeto. Com grande parte dos empreendimentos modernos sendo suportada por redes de computadores, a perda dos dados pode ter um efeito financeiro incapacitante.

Por que é importante ter um backup?
Os backups ajudam a reconstruir a rede, independentemente do que acontecer. Caso contrário, há o risco de perder dados importantes, como:

    • registros financeiros do cliente;
    • informações do produto;
    • dados da folha de pagamento;
    • listas de distribuição;
    • planos de negócios.

Se um vírus começar a destruir a rede, a falha na restauração do sistema a partir de um backup limpo pode causar interrupções de dias, destruindo a confiança do cliente no processo. Em alguns casos, não é uma questão de ataques de hackers ou malwares, mas sim de corrupção de dados simples.

Os backups ajudam a voltar no tempo, recuperar informações anteriores aos problemas de rede e restaurá-la rapidamente. Não é exagero dizer que mesmo um incidente de grande perda de dados pode significar fim de jogo para um negócio.

Em última análise, os backups permitem concentrar esforços naquilo que agrega valor, em vez de sempre procurar por um desastre de segurança de rede.
Com estratégias de backup econômicas, disponíveis em provedores de serviços de TI gerenciados por profissionais, simplesmente não há motivo para não se ter uma política de backup regular.

Gerenciando o backup
Criar e armazenar backups são ações muito importantes no gerenciamento do site. Elas mantêm suas propriedades seguras e proporcionam tranquilidade.
Não há dúvidas de que você deve configurar um processo de backup para cada um de seus sites. Existem várias maneiras de fazer isso. Veja algumas:

Crie um backup do banco de dados
Um fator importante em sua solução de backup é o armazenamento remoto. Fazer o backup de seus dados e armazená-los no mesmo disco que seus dados originais pode ser um exercício de futilidade.

Os backups externos (ou, pelo menos, fora do servidor) permanecerão viáveis ​​mesmo se a rede principal estiver comprometida. Isso permite a recuperação total dos dados.

Mantenha o backup seguro
Não é suficiente fazer o backup dos dados em um local externo. Criptografar arquivos de backup é uma etapa importante para a segurança.
A criptografia de backup durante o armazenamento garante que as informações sejam exatamente o que você espera no caso de precisar recuperá-las.

Invista em um sistema de recuperação de backups
Como as soluções de backup diferem na forma de tratar os dados, é melhor usar várias. Geralmente, elas fazem backups de todo o servidor e armazenam as informações em um local seguro e remoto.

Como alternativa, os backups do cPanel só tiram cópias da conta do cPanel, podendo ser armazenados local ou remotamente. Tal opção pode ser especialmente útil aos usuários que têm várias contas em um servidor, mas precisam restaurar apenas uma delas.

Faça um agendamento regular do backup
Se você tiver um banco de dados ou qualquer outro elemento dinâmico, faça o backup pelo menos uma vez por dia. Caso contrário, faça quantas vezes seu site mudar. E, se possível, agende-os para que ocorram no horário mais silencioso de seu site, evitando qualquer interrupção.

Qual deve ser a periodicidade do backup? Até certo ponto, a frequência dos backups é determinada pelo risco e pela taxa de atualização do site. Se você tem uma página razoavelmente estática, que muda a cada mês, os backups semanais (ou até mesmo mensais) podem ser boas soluções.

No entanto, se o site for transacional (comércio eletrônico, por exemplo), talvez seja necessário fazer o backup a cada hora ou, possivelmente, considerar algum tipo de solução incremental. Assim, garante-se que você não perca nenhum histórico de transações durante a restauração.

O banco de dados pode mudar com mais frequência do que os arquivos do site. Então, você pode querer considerar o backup de seu banco de dados com mais frequência do que de seus arquivos.

Seja qual for o tipo de site que você tem, certifique-se de fazer o backup de forma regular e confiável. É possível iniciar os backups manualmente, acessando o painel de controle, ou usando FTP (contanto que não tenha um banco de dados), ou usar um script para fazê-lo automaticamente (talvez seja necessário solicitar ao seu provedor de hospedagem).

Onde os dados regulamentados devem ser armazenados?
Isso depende muito do tipo de indústria e das políticas da empresa que regem os requisitos de armazenamento de dados. A melhor resposta para tal questão provavelmente será encontrada em uma reunião com executivos dos departamentos de RH e jurídico da companhia, para identificar quais opções estão disponíveis.

Uma vez que os detalhes são conhecidos, é possível definir onde e quando os dados devem ser copiados, de acordo com como eles precisam ser armazenados. Certos tipos de indústria têm regulamentações mais firmes do que outras.

Uma empresa pode ter permissão para manter os dados fora do local, em serviços de armazenamento baseados na nuvem. No entanto, parte das informações que estão sendo armazenadas em backup inclui registros de clientes e arquivos pessoalmente identificáveis.​

Seria uma boa ideia encontrar um serviço que criptografe apenas transferências de dados de ponta a ponta e, também, adicione uma camada de segurança para proteger ainda mais os registros do cliente no caso de uma violação de segurança.

Como fazer o backup do site? Primeiramente, é importante que você saiba o que está fazendo. Se estiver executando um sistema de gerenciamento de conteúdo, como o Drupal, o WordPress ou qualquer site que execute um banco de dados, também será necessário fazer o backup do banco.

Mas, se está executando um site simples, terá que fazer apenas o backup de seus arquivos.

A DELTA SERVERS já oferecem o serviço de backup e restauração diáriamente em seu planos de Hospedagem de sites e Revenda de hospedagem de sites.

E você? Qual é sua opinião sobre a importância dessa prática?
Deixe um comentário para aqueles que desejam saber mais sobre o que é backup!

Esta resposta lhe foi útil?

Veja também

HTTP/2 – Muito mais performance para o seu site
O acesso a uma página web é feito pelo protocolo HTTP, proposto originalmente pelo Tim...
Aplicado DMARC ao seu domínio no cPanel
Prezado(a), Aprenda aqui como aplicar o DMARC ao seu domínio no cPanel com a DELTA SERVERS....

Powered by WHMCompleteSolution